Conservatória, a cidade da seresta

Programa Vem Pra Rua – Na Estrada

Não tem como chegar em Conservatória e não se apaixonar, o distrito de Valença no Rio de Janeiro é cativante. Para quem procura sossego e um pouco mais da história do Brasil, com certeza esse é o lugar.

Foto: Programa Vem Pra Rua – Na Estrada

A tradição da seresta em Conservatória começou em 1878, quando um grupo de violeiros apaixonados saiu pela madrugada para cantar diante da janela de suas musas. Ficamos imaginando isso nos dias de hoje, com certeza chamariam a polícia para saber quem eram os loucos. Naquela época, parece que essa cantoria agradou muito as moçoilas e até hoje as serenatas embalam a cidadezinha. Os poemas e as cantigas de amor caíram no gosto da população e dos turistas, e nós tivemos uma experiência incrível, até porque caiu no nosso gosto também.

Foto: Programa Vem Pra Rua – Na Estrada / Grupo da Seresta

Fomos agraciados por esses simpáticos senhores e senhoras que fazem parte do Grupo da Seresta da Casa de Cultura de Conservatória e que tem o apoio da Rádio Sarau – Música e literatura brasileira em todos os cantos (radiosarau.com) que nos deram uma aula do que é a Seresta, Serenata e Solorata na Conservatória | Pousada & Camping Serras Verdes | Brasil (pousadaserrasverdes.com.br) de propriedade da Dona Regina e do Senhor Danilo. Realmente nós já estamos com saudades dessa cidade que para nós se tornou enorme, cheia de histórias, de contos e muitas curiosidades. A cidade que um dia esteve no caminho do café, ali cresceu cheia de amor embalada pelas poesias.

Foto: Acervo Conservatória

Durante o dia, um dos programas preferidos dos turistas é passear de charrete para apreciar as construções, como a estação de trem de 1883, a Igreja Matriz de Santo Antônio e os espaços culturais dedicados à música. O Museu Vicente Celestino reúne  fotos, discos e objetos pessoais do cantor e também de sua mulher, a cantora lírica, cineasta e escritora Gilda de Abreu. Já no Museu Sílvio Caldas, Gilberto Alves, Nelson Gonçalves e Guilherme de Brito, as fotos, os discos e objetos pessoais dos artistas contam um pouquinho da carreira de cada um. Mas isso você conhecerá no próximo episódio.

Nas nossas andanças com o programa, lógico que não poderíamos deixar de registar o nosso dia a dia. Até porque, para estar na estrada é preciso fazer de tudo um pouco, para poder manter tudo em ordem.

Não perca o Programa de hoje no YouTube. Se você ainda não está inscrito, se inscreva e não esqueça de ativar as notificações.

LINK (3) Conservatória no Rio de Janeiro | A Cidade Mais Romântica do Brasil – YouTube

Nossos agradecimentos:

Pousada Serras Verdes Conservatória | Pousada & Camping Serras Verdes | Brasil (pousadaserrasverdes.com.br) Grupo da Seresta da Casa de Cultura de Conservatória e que tem o apoio da Rádio Sarau – Música e literatura brasileira em todos os cantos (radiosarau.com)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: